Matéria Pós-Evento

A liberdade da poesia feminina

O Papel no Varal: poesia de mulher realizou sua sexta edição dedicada à poesia de autoria feminina

 

Aos poucos, os admiradores da poesia foram chegando e buscando aconchegar-se no Rex bar. O varal enfeitava-se como nunca, trazendo presa em seus rústicos pegadores a libertadora poesia feminina, cheia de afetos, desejos e força. Assim que o evento é declarado iniciado, Ricardo Cabús surge ao palco e as primeiras palavras que dele se escuta são: “eu canto porque o instante existe, não sou alegre nem sou triste, sou poeta!”. Cecília Meireles, com Motivo, trazia o tom da festa. A apresentação teve participação especial de Larissa Cabús, que dividiu o palco com Ricardo durante o evento.

Nomes como Leila Micolis, Bruna Lombardi e Arriete Vilela também foram escutadas durante a noite. Na plateia, pessoas de diversas faixas etárias e lugares se misturavam para dar voz eouvidos à poesia. Presenças especiais como a do poeta e professor universitário Otávio Cabral deram um charme maior às declamações, entre as poetas escolhidas por ele estavam Vera Romariz e Elizabeth Bishop. A jornalista, e também poeta, Gal Monteiro deu de presente ao público uma declamação de Emily Dickinson.


Na música, presença marcante da nova geração de cantoras alagoanas: Renata Peixoto, que encantou e arrepiou o público com interpretações de canções como Infinita, de sua autoria, e Como nossos pais, imortalizada na voz de Elis Regina.

Sabrina Lins, turista vinda de São Paulo e que esteve pela primeira vez no evento, disse que achou a iniciativa do Instituto Lumeeiro 

em levar a poesia tão perto do público muito interessante, “é um evento lindo, e vocês estão de parabéns por manter esse projeto por tanto tempo


, que ele permaneça vivo por muitos anos e traga às novas gerações o gosto pela poesia.”

A sexta edição do Papel no Varal: poesia de mulher homenageou o mês de março trazendo ao público poemas de cem mulheres vindas dos mais variados lugares e épocas, mulheres que usaram a arte da palavra para mostrar ao mundo seus pontos de vista a partir de diversos temas.   

 

 

 

 

Serviço

Papel no Varal: poesia de mulher

Data: 30 de março de 2017 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Rex Bar - Jaraguá

Apresentação: Ricardo e Larissa Cabús

Curadoria: Ricardo Cabús

Participação musical: Renata Peixoto

Fotografia: Arthur Montoro

Produção: Cristina Patriota

Classificação indicativa: 12 anos

Promoção: Instituto Lumeeiro

Informações: (82) 98139-1707 

contato@lumeeiro.org

produção@lumeeiro.org

www.facebook.com/institutolumeeiro

www.facebook.com/papelnovaral

Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

Instagram: Lumeeiro

Patrocínio/Apoio: Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Sanduba do Careca

 

“Este projeto foi selecionado pelo Prêmio Eris Maximiano 2015, concedido pela Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió – FMAC”

 

Comments