Matéria Pós-Evento

Arraial do Papel no Varal: entre um verso de poesia e um passo de xaxado

O Instituto Lumeeiro apresentou a quinta edição do Papel no Varal, comemorando as festas juninas com poesia matuta e forró


O céu mostrava-se indeciso entre enfeitar-se de estrelas ou de nuvens. A noite tinha clima ameno e o cheiro da poesia se espalhava pelo Sou Jorge Petiscaria. Pontualmente, às 20h30, Milla do Acordeon lidera um quarteto de forró e dá início à música. Pouco depois, sobe ao palco Ricardo Cabús, para comandar a festa. E, assim, tem início a quinta edição do Arraial do Papel no Varal.

No varal, entre um poema e outro, um balão parecia querer levar a poesia às alturas. Nomes como Zé Limeira, Chico de Noca e Jó Patriota traziam sabor, cheiro e ritmo da cultura nordestina em palavras. O público, que lotou o lugar, logo foi entrando na brincadeira e movimentando o palco. Entre os presentes, estavam o historiador Geraldo de Majella, a poeta Edna Lopes, o grupo musical Confraria da Palavra, entre outros. Maria das Dores Salgueiro, membro da Confraria da Palavra, disse ser a primeira vez que prestigiava um evento do Papel no Varal “é muito interessante essa mistura da poesia com a música, e nesse período especificamente o forró mostra que a poesia está em todo lugar”.

Na música, além do quarteto liderado por Milla do Acordeon, houve participação especial de Manoel da Gaita, que presenteou a todos com um pout-pourri de forró. Entre as brincadeiras da noite, foram escolhidos os vencedores do Troféu Macaxeira, para melhor leitura, e do Troféu do Milhão, para melhor traje junino. Entre um passo de xaxado e um verso de poesia, o Arraial do Papel no Varal comemorou o nordeste e a cultura popular.

 

 




Serviço

V Arraial do Papel no Varal

Data: 07 de junho de 2017 (quarta-feira)

Horário: 20h 30min

Local: Sou Jorge Petiscaria - Jatiúca

Mesas gratuitas: Ao Pharmacêutico

Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús

Participação musical: Milla do Acordeon e trio de forró

Fotografia: Larissa Cabús

Equipe Lumeeiro: Juliana Sena e Pedro Williams

Produção: Cristina Patriota

Classificação indicativa: 12 anos

Promoção: Instituto Lumeeiro

Informações: (82) 98139-1707 

contato@lumeeiro.org

produção@lumeeiro.org

www.facebook.com/institutolumeeiro

www.facebook.com/papelnovaral

Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

Instagram: Lumeeiro

Patrocínio/Apoio: Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, Ao Pharmacêutico, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Cachaça Brejo dos Bois, Sanduba do Careca.

 

“Este projeto foi selecionado pelo Prêmio Eris Maximiano 2015, concedido pela Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió – FMAC”

Comments