Release

Para um dezembro de comemorações e entusiasmo: Papel no Varal Poetas Vivos

 

Domingo, 13 de dezembro, às 19h, o Instituto Lumeeiro apresenta Papel no Varal: Poetas Vivos. A poesia pendurada no sisal vai invadir o Lugar Nenhum em uma noite que promete muita animação e descontração.

No mês em que se comemora o aniversário da cidade de Maceió e se espera com bastante entusiasmo a chegada de um novo ano, o Papel no Varal deixa seu sisal reservado à poesia daqueles que contemplam o hoje e fazem-no em versos. Ricardo Cabús comanda as leituras no palco com alegria e irreverência. No varal, a curadoria só com poetas vivos, entre eles Alice Ruiz, Sidney Wanderley e Fernanda Young. Versos impactantes como os de “Fora de si”, de Arnaldo Antunes, estarão pendurados:

Eu fico louco

Eu fico fora de si

Eu fica assim

Eu fica fora de mim

 

Eu fico um pouco

Depois eu saio daqui

Eu vai embora

Eu fico fora de si

 

Eu fico oco

Eu fica bem assim

Eu fico sem ninguém em mim

 

A música acompanha a poesia e o Duo Lumeeiro – com Geraldo Benson e Bruno Tenório – também só toca compositores vivos, como Chico Buarque, Milton Nascimento e Charles Aznavour. Com a missão de levar poesia para todo mundo, esta edição do Papel no Varal terá uma novidade: a presença de Daniel Paes, intérprete de Libras que transformará, simultaneamente, a voz das leituras em gestos.

O Papel no Varal é gratuito, não haverá cobrança de couvert no Boteco Lugar Nenhum, e os ingressos estão disponíveis nas farmácias Ao Pharmacêutico. Quem possui a carteirinha de Amigo do Papel no Varal pode fazer reserva de uma mesa, basta enviar um e-mail com nome completo e telefone solicitando a reserva gratuitamente, através do endereço reservas@lumeeiro.org. As reservas de mesas só são garantidas para quem é Amigo do Papel no Varal e no prazo de até dez minutos antes do início do evento.

 

O Papel no Varal

O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Duas orientações devem ser seguidas: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro.

 

O Amigo do Papel no Varal

É um programa de “sócio torcedor” da poesia, que surge com a ideia de maior aproximação e incentivo do público ao Papel no Varal. Quem possui a carteirinha tem prioridade nas reservas e compras de ingressos dos eventos do Instituto Lumeeiro, além de descontos nas empresas parceiras. A carteira de Amigo do Papel no Varal pode ser adquirida nas farmácias Ao Pharmacêutico ou durante os eventos com a equipe do Instituto Lumeeiro, custa apenas R$ 25,00 e possui validade até abril de 2016.

 

Agenda de Eventos da Temporada Primavera/Verão do Papel no Varal

29/09/2015 – Abertura da Temporada Primavera/Verão do Papel no Varal – Maikai Choperia

18/10/2015 – Papelzinho no Varal – Panela de Chef (rua fechada da Ponta Verde)

07/11/2015 – I Papel no Varal: poetas mortos – Rex Bar (em Jaraguá)

13/12/2015 – I Papel no Varal: poetas vivos – Lugar Nenhum

03/02/2016 – VII Papel no Varal Erótico-Carnavalesco – Orákulo Chopperia

08/03/2016 – IV Papel no Varal: poesia de mulher – Maikai Choperia

 

Serviço

Temporada primavera/verão do Papel no Varal: I Papel no Varal: Poetas Vivos

Data: 13 de dezembro de 2015 (domingo)

Horário: 19h

Local: Boteco Lugar Nenhum - Jatiúca

Reservas para Amigo do Papel no Varal: reservas@lumeeiro.org  

Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús

Participação musical: Duo Lumeeiro (Geraldo Benson-violão e Bruno Tenório-violino)

Intérprete de Libras: Daniel Paes

Classificação etária: Livre

Promoção: Instituto Lumeeiro

Informações: (82) 8135-5920 / (82) 8135-5990

contato@lumeeiro.org

produção@lumeeiro.org

www.facebook.com/institutolumeeiro

www.facebook.com/papelnovaral

Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

Periscope: @institutolumeeiro @ricardocabus

Instagram: Lumeeiro

Patrocínio/Apoio: Ao Pharmacêutico, UFAL, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Engenho Nunes, Sesc, Sanduba do Careca

Comments