Matéria Pós-Evento

Poesia com cor, cheiro e sabor de Alagoas
O Instituto Lumeeiro realiza a primeira edição do sarau Papel no Varal exclusiva com poesia alagoana.
Texto: Cristina Patriota



 A noite era típica de verão: com calor, céu estrelado e brisa suave do mar. O Rex Bar tinha uma iluminação aconchegante e recepcionava mais uma vez o varal de sisal e seus papéis impressos, que desta vez trazia palavras das Alagoas. Esse foi o clima que deu o tom ao Papel no Varal: poetas alagoanos.
O público foi chegando aos poucos, e logo o galpão estava cheio. Entre poetas e leitores, reunidos para espalhar rimas e versos alagoanos, ecoou o primeiro poema da noite: “A passagem”, escrito por Lêdo Ivo e registrado na marcante voz de Ricardo Cabús. 
O palco não ficou vazio sequer um instante, o público variava as declamações entre autores já consagrados e jovens iniciantes. O varal de sisal exibia orgulhoso nomes pintados com as cores da bandeira de Alagoas, que pareciam ter cheiro de mar e gosto de beiju, entre eles, estavam Vera Romariz, Geovanne Otavio Ursulino, Sidney Wanderley, Jorge Cooper e Lucia Guiomar. Vez por outra, em meio aos presentes, um nome pendurado no varal mostrava-se também em carne e osso, como os poetas Fernando Fiúza, Ari Denisson, Ana Karina Luna e Edna Lopes, que prestigiaram o evento. 
A noite foi repleta de surpresas, entre elas, a comemoração de dois aniversários, de Sâmia e Daniela Beny. Também houve escolha de melhor declamador, e quem ficou com o título foi a polonesa Emília Lemanska. No intervalo musical, quem teve voz foi o rap da Cia Hip-Hop, o grupo agitou o público com rimas (en)cantadas.
Entre velhos conhecidos e novos amigos feitos para contemplar a poesia, Heloísa Bastos, que compareceu pela primeira vez ao evento, disse: “Estou gostando muito, o ambiente é aconchegante, falar de poesia é muito bom. Estar em um lugar desses é diferente, ver a poesia nesse formato é contagiante. É a primeira vez que venho e estou encantada.”
E nessa sinestesia de cores, cheiros e sabores da terra das Alagoas impressos em poesia, o Papel no Varal: poetas alagoanos fez sua primeira homenagem às joias da casa.



Serviço
Papel no Varal: poetas alagoanos
Data: 15 de dezembro de 2016 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Rex Bar - Jaraguá
Reservas para Amigo do Papel no Varal: reservas@lumeeiro.org
Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús
Participação musical: Cia Hip-Hop
Classificação etária: Livre
Promoção: Instituto Lumeeiro
Informações: (82) 98135-5920  
contato@lumeeiro.org
produção@lumeeiro.org 
www.facebook.com/institutolumeeiro
www.facebook.com/papelnovaral
Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral
Periscope: @institutolumeeiro @ricardocabus
Instagram: Lumeeiro
Patrocínio/Apoio: Ao Pharmacêutico, Banco do Brasil,  IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Sanduba do Careca, Cachaça Brejo dos Bois



Comments