Papel no Varal: 8 anos de comunhão entre a poesia e o público O Instituto Lumeeiro comemorou 8 anos de existência do projeto Papel no Varal no cenário cultural alagoano Texto por: Cristina Patriota Fora das paredes de vidro do Sou Jorge Petiscaria, as luzes fugazes dos faróis de automóveis que por ali passavam. Dentro das paredes de vidro, as palavras eternizadas em versos por poetas das mais diversas gerações e nacionalidades. Nesse cenário de comunhão entre luzes e palavras, o público chegava para comemorar oito anos do Papel no Varal. “Que me deixem passar - eis o que peço./ Diante da porta ou diante do caminho.”, os primeiros versos que ecoaram no palco vieram do poema A Passagem, de Lêdo Ivo, recitado por Ricardo Cabús. Nas declamações que seguiam, leitores das mais diversas idades contemplavam poetas como Otávio Cabral, Adélia Prado e Federico Garcia Lorca.A música ficou sob a responsabilidade de Allan Bastos, que fez interpretações emocionantes de diversas canções consagradas na voz de artistas nacionais e levou o público a cantar em coro “João e Maria”, de Chico Buarque. Nélio Belo, admirador da arte poética e frequentador de longa data do Papel o Varal, fez questão de expressar no palco palavras generosas ao projeto: “Parabéns ao Ricardo Cabús e a todos que fazem parte da equipe do Papel no Varal. Criar um espaço assim para a poesia é muito importante para a arte.” A noite ainda contou com distribuição de brindes dos apoiadores, concurso de Melhor Declamação e um parabéns cantado em coro pelo público e festejado com velas e bolo. Entre uma a rima dos poemas, a cadência das músicas e o doce das celebrações o Papel no Varal festejou oito anos de história no cenário cultural de Alagoas.
Serviço Aniversário do Papel no Varal: 8 anos Data: 26 de abril de 2017 (quarta-feira) Horário: 20h Local: Sou Jorge Petiscaria - Jatiúca Mesas gratuitas: Ao Pharmacêutico Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús Participação musical: Allan Bastos Fotografia: Gabi Coêlho Equipe Lumeeiro: Juliana Sena e Renata Peixoto Produção: Cristina Patriota Classificação indicativa: 12 anos Promoção: Instituto Lumeeiro Informações: (82) 98139-1707 contato@lumeeiro.org produção@lumeeiro.org www.facebook.com/institutolumeeiro www.facebook.com/papelnovaral Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral Instagram: Lumeeiro Patrocínio/Apoio: Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC, Ao Pharmacêutico, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Cachaça Brejo dos Bois, Sanduba do Careca, Martha Gaia.
“Este projeto foi selecionado pelo Prêmio Eris Maximiano 2015, concedido pela Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió – FMAC” |