Pós-evento

O Varal, a Poesia e o Público: 7 anos do Papel no Varal

Em noite de comemorações e homenagens o Papel no Varal completa sete anos levando poesia de todo canto e para todo mundo

 


 

Pouco depois das 20h, o Duo Lumeeiro começa a noite com o clássico La vie en rose. O público chegava animado e com clima de comemoração. Ao ser anunciado, o anfitrião da festa, Ricardo Cabús, abre o palco às leituras com versos de Cecília Meireles que pareciam ser a tradução das sensações de alegria e contemplação à poesia que permeavam pelo galpão do Rex Bar “Eu canto porque o instante existe/ e a minha vida está completa./ Não sou alegre nem sou triste:/ Sou poeta.”.

O Varal de Sisal, que completava sete anos, exibia cuidadoso e terno as folhas adornadas com sua companheira de jornada: a Poesia. Entre os poetas ali pendurados, estavam Charles Bukowski, Jorge de Lima, Elizabeth Bishop e Zé Limeira. A poesia de todo canto mostrava-se para todo mundo. Mas os poetas não estavam apenas no varal, fizeram-se presentes na plateia nomes como Marcos de Farias Costa, Mirna Porto Maia, Mônica Montone e Janaína Amado.


Na música, a encantadora voz de Fernanda Guimarães foi acompanhada pelo violino de Bruno Tenório e pelo violão de Geraldo Benson. O trio, entre cordas e voz, trouxe aos presentes canções consagradas de Cartola, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Como a noite era de homenagens, Ricardo Cabús e o ator José Márcio Passos apresentaram um breve recital com poemas de Jurandir Mamede.



Entre os súditos fiéis da encantadora Poesia, havia os que lhe davam voz e os que apenas contemplavam-na. Entre conhecidos de longa data do Varal e apreciadores recém-chegados, versos e rimas espalhavam-se. O poeta e jornalista carioca Claufe Rodrigues esteve pela primeira vez no evento e deixou suas impressões: “É tudo lindo e maravilhoso, eu fiquei muito feliz de poder estar aqui neste período em que está acontecendo o Papel no Varal. Há vários formatos de eventos de poesia e esse formato aqui funciona muito bem, tanto que existe há tanto tempo e atraindo sempre mais gente. Acho este um evento incrível, desde o final dos anos 70 faço recitais de poesia e vejo como isso tudo evoluiu. Antes, a gente fazia provocações ao público, fazia intervenções poéticas, hoje as pessoas vão aos lugares para ver poesia, aplaudem, pagam, gostam, isso é uma maravilha.”  

E, completando sete anos de jornada, a noite do aniversário do Papel no Varal foi assim: o público assistia encantado, o varal exibia-se orgulhoso e a poesia mostrava-se inteira.

 

 

 

Serviço

7° Aniversário do Papel no Varal

Data: 29 de abril de 2016 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Rex Bar – Jaraguá

Curadoria e apresentação: Ricardo Cabús

Participação musical: Fernanda Guimarães e Duo Lumeeiro (Geraldo Benson-violão e Bruno Tenório-violino)

Participação especial em leituras: José Márcio Passos

Classificação etária: Livre

Promoção: Instituto Lumeeiro

Informações: (82) 8135-5920 

contato@lumeeiro.org

produção@lumeeiro.org

www.facebook.com/institutolumeeiro

www.facebook.com/papelnovaral

Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

Periscope: @institutolumeeiro @ricardocabus

Instagram: Lumeeiro

Patrocínio/Apoio: Ministério da Cultura, Ao Pharmacêutico, IZP, ADUFAL, Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Super Pizza, Engenho Nunes, Sanduba do Careca

Comments