Matéria pós-evento

Para as estações do sol, poesia pendurada no sisal

Papel no Varal lança nova temporada de eventos poéticos em ambiente marcado por arte e entretenimento

Ao som de “Rosas”, de Pixinguinha, a Temporada Primavera/Verão do Papel no Varal recebeu as boas-vindas com notas soadas delicadamente das cordas do violão e do violino. O anfitrião, Ricardo Cabús, saudou os presentes declamando o alagoano Jorge de Lima, e trouxe, dessa forma, o estopim inicial para a noite de festa.

O palco não ficou vazio um instante, logo o público de quase duzentas pessoas começou a colher os poemas pendurados no sisal e despetalá-los verso a verso para que todos pudessem sentir o aroma e ver as cores contidas neles. Pessoas das mais variadas idades e naturalidades fizeram-se presentes, afirmando a sensação de universalidade da poesia. Ouviu-se da gaúcha recitando o conterrâneo Mário Quintana ao penedense encantado pelas rimas de Machado de Assis. Um dos destaques da noite foi a roraimense Fabiana, que estava em lua de mel em Maceió e contagiou o público com sua felicidade ao declamar o “Poeminha amoroso”, de Cora Coralina.

No intervalo, a nova formação do Duo Lumeeiro deu um show à parte: Bruno Tenório canta, toca e encanta a todos com uma interpretação de “La vie en rose”, de Edith Piaf, acompanhado magistralmente por Geraldo Benson ao violão. Outros grandes nomes da música como Tom Jobim, Djavan, Villa Lobos e Beatles também puderam ser escutados através das cordas do Duo.


O industrial Alcântara confessou ter sido a primeira vez em que esteve no Papel no Varal e disse já ter ouvido falar que o evento não é uma coisa nova por já estar em seu sétimo ano, mas acredita que “é uma coisa única, não tem nada parecido em Alagoas. Aqui se fala muito pouco em arte, em poesia – principalmente em poesia – e esse é um local para a gente ver alguma coisa agradável e ímpar, que não tem em outro canto.”

A agenda completa da Temporada Primavera/Verão do Papel no Varal foi divulgada a todos e os encontros para habituais e novos seguidores estão com locais, datas e horas marcadas. Assim, com versos lançados à brisa das estações do sol, o Papel no Varal traz poesia de todo canto, poesia para todo mundo.

 




Serviço

Papel no Varal: abertura da temporada primavera/verão

Data: 29 de setembro de 2015 (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Maikai

Apresentação e curadoria: Ricardo Cabús

Participação musical: Geraldo Benson e Bruno Tenório

Classificação etária: Livre

Promoção: Instituto Lumeeiro

Produção: Cristina Patriota

Equipe Lumeeiro: Aldo Holanda, Brenda Laurien, Iuciran Vieira, Lidiane Leitão, Samuel Morrissey

Fotografia: Jairo Silva

Filmagem: Janderson Felipe

Patrocínio/Apoio: Ao Pharmacêutico, UFAL, IZP, Bodega do Sertão, Armazém Guimarães, Engenho Nunes, Sesc, Sanduba do Careca.

Informações: (82) 8135-5920 / (82) 8135-5964

contato@lumeeiro.org

produção@lumeeiro.org

www.facebook.com/institutolumeeiro

www.facebook.com/papelnovaral

Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

Instagram: Lumeeiro

 

Comments